Search
Close this search box.

lean

Princípios e Ferramentas Lean

Objetivo

A capacitação tem como objetivo apresentar tópicos avançados em Gestão orientada por Processos para lideranças, permitindo assim que a equipe consiga aprofundar seus conhecimentos e alavancar as melhorias nos resultados dos projetos reais de implantação da gestão orientada por processos na organização com amplo foco em Lean. Esta capacitação intenciona perceber as distinções entre perfis de públicos alvo; diferenças entre níveis de aprofundamento; e complementaridade e flexibilidade para dotar os participantes da capacidade de realização de melhorias com uso de capacitação princípios e ferramentas Lean.

Nosso Diferencial

A Enjourney tem ampla experiência em resultados através de aplicações da filosofia e ferramentas em Lean Service em empresas como Espírito Santo Informática, Hospital Santo Antônio, Fundação Coppetec, Previ, Eletrobras TI, Lecca, ONS, ANP, governo de Minas, prefeitura de Florianópolis entre outras.

A metodologia usa conceitos, casos e ferramentas para passar aos alunos o conhecimentos baseado em muitos casos de melhoria de processos em serviços.

Objetivos Específicos

Pré-Requisitos

Perfil de Saída

Programação

O conteúdo definido para aplicação deste treinamento consiste nos seguintes temas e suas respectivas cargas horárias (total de 64 horas). A abordagem é minds-on & hands-on (“mente e mão na massa”) e orientada a negócio, com isso os participantes são capazes de aplicar imediatamente o que aprendem em suas organizações. A ordem dos módulos pode ser alterada para maximizar o aprendizado da turma.

  • Princípios do Pensamento Enxuto
  • Mapeamento do Fluxo de Valor em processos transversais: Análise de Caso
  • Mapeamento do Fluxo de Valor
  • Exercício Simplificado de Construção do VSM a ser aprofundado na segunda semana e com dados coleta dos dados entre as semanas
  • Trabalho Padronizado em Serviços Repetitivos
  • Trabalho Padronizado em Serviços Intensivos em Conhecimento
  • Hoshin Kanri – A3 da Estratégia do Negócio
  • Processo A3 – Gerenciando para o Aprendizado.
  • Exercício de Criação A3.
  • Gestão de Mudança e Liderança Lean: Análise do caso da ESI
  • Gerenciamento Diário, Gestão à Vista e Andon.
  • Exercício de Desenho de Quadro de Gestão à Vista
  • Just as Required and promissed: o acordo próspero
  • Produção Puxada, Servir ao Ritmo do Cliente & Fluxo Contínuo e o Ritmo – Lead & Takt-time
  • Heijunka: Nivelamento da Produção na Concessionária Toyota
  • Kanban em Serviços e em Suprimentos: O McDonald’s e o Armazém.
  • Jidoka e Autonomação aplicada aos Serviços e à  Manufatura
  • Gemba: Inspeção na fonte, controle visual e ação imediata
  • Kaizen e Método de Solução de Problemas
  • Exercício de  aplicação de metodologia de análise de processos.
  • Exercício de melhoria: objetivos, plano de ação e resultados esperados
  • Exercício de implantação de processos
  • Orientação e Revisão da Apresentação
  • Apresentação dos Trabalhos

Público Alvo

Chefes de Departamento, Gerentes de Processos, Gestores (dia a dia), Analistas ou Executores de Processos.

Carga Horária

24 horas aulas e exercícios e 40 horas de atividades práticas de fixação:

Cronograma:

3 meses

Investimento

O valor da capacitação é R$ 7.490,00. (sete mil, quatrocentos e noventa reais) por participante (mínimo de 24 participantes por turma).

Política de Capacitações:

Para mais informações sobre a nossa política de capacitações, clique aqui.